Uma técnica de meditação situada entre as mais ativas desenvolvidas por Siddhartha. Por isto requer um bom preparo físico. Como a Energetika, esta técnica também é excelente para limpar nossa energia. Seu efeito imediato é de centramento, vitalidade e êxtase. Inspirada no “Adumu” – a Dança dos Guerreiros Masai, em movimentos desenvolvidos pelo próprio Siddhartha e no giro Sufi, a Nirvana é uma técnica altamente energizante. É indicada para o período da manhã cedo em jejum.
INSTRUÇÕES:
1° Estágio – 10 minutos (olhos abertos)
Movimentos sincrônicos seguindo o ritmo do tambor. Comece lentamente e vá acelerando. A respiração é solta e consciente, exercitando a presença e a firmeza dos seguintes movimentos:
(1) Ao levantar a perna esquerda, a um ângulo de 90°, alongue o braço direito para cima, o braço esquerdo para baixo, junto ao corpo e vire o rosto para o lado esquerdo. Olhar firme no horizonte.
(2) Ao levantar a perna direita, da mesma forma, alongue o braço esquerdo para cima, o braço direito para baixo, junto ao corpo e vire o rosto para o lado direito. Olhar firme no horizonte.
2° Estágio – 10 minutos (olhos abertos)
Mantendo os olhos fixos no horizonte, use todo o corpo e, em um movimento integrado, pule continuamente. Deixe os braços soltos para lhe dar o impulso, mãos com punhos fechados para trazer mais consistência ao movimento. Faça isto ininterruptamente, aumentando o ritmo juntamente à percussão.
3° Estágio – 10 minutos (olhos abertos)
De pé, permaneça imóvel, com os olhos fixos no horizonte, sem piscar, sentindo sua presença firme, mas relaxada. Respiração normal.
4° Estágio – 15 minutos (olhos abertos)
Traga as mãos ao coração e respire relaxadamente. Ao iniciar a música, delicadamente, abra seus braços e comece a girar com os olhos abertos, dançando e celebrando este momento, sorrindo para seu próprio ser. Acompanhe a música cantarolando-a.
5° Estágio – 10 minutos (olhos fechados)
Deite-se com os braços, as pernas e os olhos fechados. Respire com consciência e relaxe.
6° Estágio – 5 minutos (olhos abertos)
Apenas abra os seus olhos fixando-os em direção ao teto, sem piscar e sinta a sua presença. A respiração suave e normal.