A meditação Samadhi é uma técnica semi-passiva criada por Siddhartha em 2010. Composta de cinco estágios, muda dinamicamente de ritmos e posturas. Os primeiros trés estágios mais ativos, são preparatórios para os últimos dois. A Samadhi é considerada a Vipassana Delphis. Uma forma totalmente inovadora para sentar silenciosamente.
INSTRUÇÕES:
1° Estágio – 5 minutos (olhos fechados)
De pé, na posição básica, mantendo as pernas semi-abertas e os pés paralelos aos ombros. Comece batendo os calcanhares no chão, levantando os braços alternadamente até a altura dos ombros.
Os braços e as mãos devem permanecer alinhados e esticados sempre! (Os dedos permanecem unidos sem dobrar). Cada vez que seus calcanhares tocarem o chão emita um som visceral (shuha) e mude de braço.
2° Estágio – 10 minutos (olhos abertos)
Este estágio foi inspirado nas prostrações budistas tailandeses. Dividido em seis sequencias com movimentos suaves e ao mesmo tempo ligeiros. As prostrações seguem um ritmo predefinido, durante a qual entoa-se um som mantrico.
1- Comece sentado nos calcanhares com as mãos nos joelhos, em seguida abra os braços em um movimento circular até bater as palmas acima da cabeça.
2- Mantenha as palmas das mãos unidas como para prece descendo até a testa. (Obs.: pare no meio das sobrancelhas)
3- Com as mãos ainda unidas desça até o centro do seu peito.
4- Agora levante as mãos unidas novamente até a testa fazendo desta vez, um movimento circular para frente. Em seguida desça às mãos para o peito novamente.
5- Agora solte às mãos e recline o corpo para frente, até que as palmas e a testa toquem suavemente o chão.
6- Para finalizar retorne à posição 1.
Repita esta sequência até o final da música.
3° Estágio – 6 minutos (olhos piscando)
Sentado nos calcanhares ou em posição de lótus, comece piscar bem rapidamente os seus olhos, ininterruptamente, até a música terminar. Neste instante feche os olhos, esfregue as mãos e traga as palmas para os olhos. Sinta o calor emanado pelas mãos.
4° Estágio – 35 minutos (olhos fechados e abertos )
Comece de olhos fechados, sentado na posição de lótus com as mãos encaixadas uma na outra, unindo as pontas de seus polegares.
Observe o movimento de sua respiração na ponta do seu nariz ou em sua barriga. Cada vez que ouvir o som da flauta abra os olhos e fixe-os no horizonte sem piscar. Logo que a música terminar volte a fechá-los.
Se e quando sua atenção for desviada, retorne para a respiração com uma inspiração profunda pelo nariz.
Não emita gemidos ou sons, fique totalmente em silêncio. Apenas observe o fluxo da sua respiração natural.
5° Estágio – 10 minutos (olhos abertos)
Levante-se e caminhe. Foque a sua observação nos pés tocando o chão enquanto caminha. Caminhe com postura ereta. mantendo o olhar focado no chão três passos à sua frente. Contemple o seu caminhar lento, suave e presente.
Este caminhar é parecido com a caminhada zen, mesmo se um pouco mais rápida e os passos acontecem naturalmente. Continue se movendo até o toque do gongo final.