Esta é uma técnica de meditação suave com movimentos precisos, lentos e relaxantes nos primeiros dois estágios. Proporciona, além de relaxamento, maior presença e atenção ao momento presente. O primeiro estágio, inspirado no movimento sincrônico dos ponteiros do Big Ben, reúne uma sequência de movimentos precisos onde, combinados ao som dos “wah-wah tubes”, ativam o cérebro trazendo um estado de pura presença. O segundo estágio foi inspirado na prece sufi, com movimentos lentos, delicados e sentidos. Ao praticar a Samana, as regiões do corpo onde o ser humano concentra tensão relaxam naturalmente, proporcionando uma sensação de descanso e alívio. Poderá ser utilizada à noite, pouco antes de deitar, sendo de grande auxilio para um sono tranquilo e reparador, mas é perfeita para qualquer hora do dia.
INSTRUÇÕES:
1° Estágio – 30 minutos (olhos abertos)
(Este estágio é subdividido em sequências com 5 fases de 6 movimentos cada uma). Com os olhos abertos fixos no horizonte, sente-se na posição de lótus ou, se preferir, fique de joelhos. Apoie as palmas das mãos sobre as pernas. Siga os movimentos, movendo as mãos a cada batida do sino, conforme o vídeo explicativo.
2° Estágio – 15 minutos (olhos abertos ou fechados)
(Este estágio é subdividido em sequências de 3 movimentos). Fique de joelhos e siga os movimentos, movendo os braços no tempo que sentir. Na posição básica, respire e conecte com sua energia. Vire as palmas das mãos para cima na altura dos ombros e inspire profundamente. Levante as mãos para o céu com as palmas para cima. Cabeça erguida. Enquanto a energia flui, sentirá uma suave vibração. Sinta-se como um recipiente, preenchendo-se de energia. Após alguns minutos ou quando sentir-se pleno, incline-se para frente, deixe os braços, suavemente, descerem e descanse sua testa no chão. Sinta derramando essa energia na existência. Recolha os braços e volte à posição básica.
3° Estágio – 15 minutos (olhos fechados)
Deite-se e relaxe. Esta técnica traz um estado de sonolência agradável, pois ajuda a relaxar as regiões do corpo onde as tensões são guardadas, como pescoço, testa, ombros, coluna e mãos. É aconselhável, logo em seguida, deitar e dormir.